FANDOM

Aliens: Arquivo Newt (em inglês como Aliens: Newt's Tale) é uma história em quadrinhos de duas partes base no filme Aliens: O Resgate que foi publicada pela primeira vez pela Dark Horse Comics de junho a julho de 1992. Foi escrita por Mike Richardson, com base no roteiro original de James Cameron, e foi ilustrada por Jim Somerville, pintada por Brian Garvey, colorida por Gregory Wright, letrada por Pat Brosseau e editada por Randy Stradley, com a capa de John Bolton. Apesar de uma completa adaptação do filme, a história tem enfoque inteiramente na perspectiva de Newt e isso nos proporciona inúmeras cenas não incluídas no filme, bem como os momentos de terror vividos no início da infestação em Hadley's Hope, antes que os Marines chegassem.

Na linha de quadrinhos de Aliens, Aliens: Arquivo Newt foi precedido por Aliens: Colheita e Alien 3: Abandono, publicado simultaneamente com a adaptação do filme Alien³, e foi seguido por Aliens: Traição.

Resumo do Editor

#1: Adaptado do roteiro original do escritor/diretor James Cameron, Aliens: Arquivo Newt inclui toda a ação que você nunca viu no filme: da descoberta da nave espacial extraterrestre abandonada, ao ataque alienígena na colônia de Hadley's Hope!

# 2: Newt, Ripley e os restantes fuzileiros navais se encontram irremediavelmente superados em número por alienígenas. Para piorar as coisas, o reator nuclear na planta próxima de oxigênio está perto da fusão! Não perca a batalha entre Ripley e a Rainha Alien! Adaptado do roteiro original do escritor/diretor James Cameron.

Enredo

A história começa com o USS Sulaco em sua viagem de regresso à Terra após a desastrosa missão em LV-426. Dentro de uma câmara de hipersono, Newt está sonhando, revivendo o seu pior pesadelo mais uma vez.

A história então volta para Hadley's Hope.

O começo do fim

No prédio das operações, Lydecker e o administrador Simpson estão discutindo com Russ Jorden, que questionou seus direitos de salvamento depois de receber ordens da Companhia para uma busca na zona montanhosa de Ilium Range. Simpson diz que, em seu conhecimento, tudo o que Jorden encontrar na lua é dele.

Em Illium Range, os Jordens - Russ, Anne e seus filhos Timmy e Newt - estão em seu Trator Daihotai procurando uma cancela. Timmy grita com Newt e a acusa de trapacear no Mostruoso Labirinto (um jogo que as crianças jogam dentro dos dutos de ar da colônia). Anne interrompe a discussão de seus dois filhos, e o silêncio não vem com as ordens da mãe, mas sim com uma gigante nave abandonada que aparece através da névoa. Anne e Russ entram para investigar, mas Russ é atacado por um Facehugger. Anne volta para o trator e consegue estabelecer comunicação com Hadley's Hope para obter ajuda enquanto Newt grita ao ver seu pai inconsciente.

Russ acorda 25 horas depois na enfermaria da colônia, enquanto Anne e Dr. Kent verificam sua condição atual. Timmy e Newt não podem ver seu pai, mas o amigo de Timmy, Aaron, conseguem convencê-los à encontrar uma rota até a enfermaria pelos dutos de ventilação. As crianças conseguem chegar até um respiradouro com vista para a enfermaria, e observam como o Dr. Kent diz a Russ e Anne que mais pessoas foram enviadas para investigar a nave. A porta da enfermaria se abre com homens desesperados, alguns com facehuggers em seus rostos. Um chestbuster emerge do peito de Russ e Newt presencia a morte de seu pai.

Inferno no espaço

Alguns dias depois do incidente, os Jordens e o resto dos colonos estão sendo transferidos para uma sala de armazenamento subterrânea por segurança. Um dos homens explica que os xenomorfos estão caçando os humanos um por um e o melhor seria se trancarem e aguardar as ajudas dos Colonial Marines.

Um dos colonos, Bill Andrews, conta a Anne que localizaram o ninho das criaturas dentro da Planta de Processamento de Atmosfera da Colônia e que uma equipe armada foi enviada para matar as criaturas. No entanto, Drapers, o homem comandando a equipe de mercenários, envia uma transmissão em pânico e explica que havia mais xenomorfos que o esperado, e que descobriram o que aconteceu com os colonos e animais desaparecidos. A transmissão finaliza com uma perda repentina de sinal.

Depois do ataque em seu ninho, os xenomorfos migram em massa até a colônia. No porão subterrâneo improvisado, Anne pede a outro colono uma arma, dizendo a ele que, se aquelas coisas entrarem, ela preferiria matar seus próprios filhos do que deixar os xenomorfos levá-los vivos. Depois de ouvir tiros afastados, um dos homens insiste para que a porta seja aberta e uma tentativa de resgate seja feita. Após muitos protestos, a barricada é aberta e eles encontram Drapers gravemente ferido e moribundo, junto com toda a horda de xenomorfos. As criaturas invadem a sala de armazenamento e, ou atacam ou capturavam os colonos. Em meio ao caos, Anne se prepara para matar seus filhos, mas Timmy insiste para que tentem escapar através dos dutos do ar. No entanto, enquanto eles tentam entrar na ventilação, um xenomorfo soldado ataca Anne e a mata. Timmy vê a morte de sua mãe e então sai da ventilação atirando com a pistola que estava caída no chão no xenomorfo, na tentativa de vingar a morte de seus pais, entretanto o sangue ácido cai sobre seu corpo, corroendo sua carne, matando-o também. Somente Newt consegue escapar.

Sobrevivente solitária

Newt se esconde sozinha nos compartimentos da ventilação por quase duas semanas, até que os Colonial Marines chegam com Ellen Ripley. Logo após sua chegada, os Marines detectam Newt em seus rastreadores de movimentos e Ripley agarra-a dentro de um duto. Após um breve exame médico pelo cabo Dietrich, os marines optam por investigar o processador de atmosfera quando os PDTs dos colonos mostram sua localização. Newt sabe o que isso significa, mas quando ela tenta escapar novamente, ela é interrompida pelo cabo Hicks.

Os Marines entram no ninho dentro do Processador de Atmosfera e encontram Mary, uma colona, presa na parede. Antes que eles possam salvá-la, um Chestburster a mata saindo de seu peito, e quando os Marines incineram a pequena criatura com um lança-chamas, o resto da Colméia desperta. Durante a emboscada resultante, Ripley dirige o TPB da unidade para fora do ninho salvando Hicks, Soldado Hudson e Vazquez. O tenente Gorman é deixado inconsciente por algumas grades que caem enquanto escapam. Após o desastre, os sobreviventes optam por destruir toda a colônia com uma greve nuclear em órbita, contra os protestos de Carter Burke da Companhia. Eles chamam seu piloto da Nave Auxiliar, Corporal Ferro, para evacuação imediata, mas um xenomorfo à bordo na nave mata Ferro e a nave cai. Agora presos, os sobreviventes se trancam no prédio das Operações.

Última parada

Sem muitas saídas, os fuzileiros navais restantes barricam a colônia e colocam várias armas sentinelas, na esperança de se manterem seguros até um possível resgate. Ripley coloca Newt para dormir e diz que nunca a deixará ir, mesmo que isso signifique morrer. Ripley confronta Burke sobre o destino da colônia, tendo descoberto que era ele quem havia enviado os Jordens até Illium Range. Enquanto isso, os xenomorphs atacam através de um túnel abaixo do complexo e dominam a primeira posição da arma sentinela.

Bishop informa aos sobreviventes que a Estação de Processamento da Atmosfera foi danificada e que o colapso iminente irá destruir a colônia. Os sobreviventes decidem derrubar uma Nave Auxiliar Remotamente Controlada do Sulaco. Enquanto eles esperam, Ripley adormece ao lado de Newt, mas quando eles acordam, descobrem que dois Facehuggers foram soltos na sala. Os Marines as salvam e perceberam que Burke era o responsável. Eles optam por matá-lo, mas naquele momento os xenomorfos atacam as salas de Operações.

Hudson é arrastado pelo chão, e aproveitando a distração, Burke escapa e trava os outros dentro dentro da sala, antes de ser emboscado por um xenomorfo que estava no elevador. Newt leva os outros à segurança através dos dutos do ar, entretanto Vazquez e Gorman acabam presos e se sacrificam com uma granada. Newt escorrega por um dos dutos e acaba separada de Ripley e Hicks. Apesar de seus esforços para resgatá-la, Newt é capturado por uma das coisas.

Escape e êxodo

Newt desperta dentro do ninho, e por pouco não é atacada por um Facehugger quando Ripley chega para salvá-la. Enquanto tentam sair daquele labirinto infernal, acabam descobrindo Burke, preso à parede e pedindo ajuda. Ripley lhe entrega uma granada e continua. As duas então acabam dentro da câmara da rainha. Ripley imediatamente incinera seus ovos, irritando a rainha, antes de fugir. Elas alcançam a plataforma de pouso, só para descobrir que Bishop as deixou. A rainha aparece e se prepara para atacar, mas Bishop volta na nave auxiliar e juntos, eles escapam da lua apenas segundos antes do processador de atmosfera explodir.

De volta ao Sulaco, Bishop é gravemente danificado quando a rainha reaparece (estava no trem de pouso) e o rasga pela metade. Ripley luta com a Rainha com um Power Loader e a ejeta através da câmara de ar do hangar. Ripley, Bishop, Hicks e Newt entram nas câmaras de hipersono para retornar à Terra.

A história retorna à cena de abertura, com Newt dormindo pacificamente na câmara hipersono. Enquanto ela sonha, um Facehugger lentamente rasteja em direção ao seu equipamento criogênico ...

Histórico de impressão

Aliens: Arquivo Newt foi primeiramente serializado e reimpresso no Reino Unido em 7 partes na revista Aliens, Vol. 2 #2-8, de agosto de 1992 a fevereiro de 1993. Inicialmente, a reimpressão deveria começar no Vol. 2 #1 da revista, mas a demora na produção da arte de John Bolton na capa dessa parte, em conjunto com os atrasos na reedição do quadrinho para a revista demorou muito até o Vol. 2 #2 ser lançado.[1]

O quadrinho também foi reeditado brevemente na forma de livro de bolso no Reino Unido em 1994 pela Titan Books, reutilizando a capa de Bolton a partir do número 2. A história não foi reeditada desde então.

Por trás das cenas

Antes do lançamento, uma breve prévia do quadrinho foi publicada na Dark Horse Insider, Vol. 2 #4.

O escritor Mike Richardson é de fato o fundador e editor principal da Dark Horse Comics. Richardson criou a premissa da história ou trabalhou como escritor em vários projetos para a empresa ao longo dos anos. Começou como dono da loja de quadrinhos na área de Portland, Oregon antes de estabelecer Dark Horse em 1986.

Trivialidades

  • Alien Newts Tale Hungria
    Aliens: Arquivo Newt, de fato, não é a única adaptação de quadrinhos de Aliens - uma adaptação sem licença foi publicada na Hungria sob o título A Bolygó Neve: Halál ("The Planet's Name: Death", o título húngaro para

Aliens).[2] Como era um produto não oficial, não foi reconhecido pela Dark Horse (ou 20th Century Fox). A Hungria também produziu uma série de romances Aliens, Predador e Aliens vs. Predador que não são oficialmente aprovadas pela Fox.

  • Aliens:Arquivo Newt é um pouco original, pois é uma adaptação de um filme, mas levou ao menos oito anos após o filme original para que fosse publicado. Todos os outros quadrinhos de adaptação cinematográfica nas franquias Aliens, Predador e Aliens vs. Predador foram lançados para coincidir com o lançamento do respectivo filme, como seria típico.
  • Grande parte do material adicional no quadrinho baseia-se em cenas que foram filmadas, mas cortadas de Aliens antes do lançamento, incluindo Russ e Anne Jorden descobrindo a nave, preocupação de Hicks contrair hidrofobia quando Newt o morde, a morte de Burke dentro do ninho. Embora nenhuma dessas filmagens tenha chegado ao corte teatral do filme, a cena em que Russ e Anne descobriu a nave abandonada foi posteriormente reintegrada na edição especial do diretor. A infestação inicial na colônia nunca foi a ideia principal do filme.
  • Várias cenas da edição 1 do quadrinho foram incluídas no romance Alien: Rio de sofrimento, que narra a queda de Hadley's Hope em maior detalhe.

Galeria

Capas Comercializadas

Capas extras

Veja também

  1. Aliens (Linha de quadrinhos) — A linha completa dos quadrinhos Aliens pela Dark Horse Comics.
  2. Aliens (filme) — O filme clássico de 1986.
  3. Aliens (novelização) — A novelização completa do filme escrita por Alan Dean Foster.

Links externos

  1. Aliens: Newt's Tale at the Grand Comics Database

Referências

  1. Dave Hughes, Lee Brimmicombe-Wood. Aliens magazine, Vol. 2 #2, p. 1 (1992), Dark Horse International.
  2. "Hasslein Blog - In Hungary, No One Can Hear You Scream". Acesso em 25/08/2017.